quarta-feira, junho 01, 2005

Tão perto da verdade...

Hoje para celebrar o dia da petizada, a TVI foi à rua para saber as opiniões das criancinhas sobre o...défice e a crise. Querem melhor tema para discutir com as crianças? Eu estava a pontos de mudar de canal, mas ainda bem que não o fiz, uma vez que correria o risco de perder um momento de pura inocência infantil. E as crianças têm SEMPRE razão...
Portanto, estava a repórter (que pior reputação deve ter na dita estação, ao ser destacada para tão inglória reportagem...) a perguntar "O que é a crise?", obtendo respostas tão únicas como "Acidentes de automóveis", quando surge uma nova pergunta! E essa pergunta não é nada mais nada menos que "De quem é a culpa da crise?".
Até aqui, a pergunta é tão banal como a anterior...mas mal sabia eu que a sabedoria das crianças iria contornar essa pergunta tão bem como o Pinilla contorna os guarda-redes adversários. Quero com isto dizer que "contornaram bem", embora não pareça...

Mas então, eis que uma petiz responde "A culpa é do dirigente do PS". E eu tipo "Boa...a sério?!". A repórter pergunta então "Mas porquê?". E a criança "É porque o José Sócrates é..."

...e aqui eu fiquei pasmado!

Será que a criança iria concluir a frase com um "rab*ta" ou um "bich*na"? Será que até as crianças conseguiriam ver aquilo que escapou nas eleições à malta que votou PS? Meu Deus! Isto criaria a revolução!

E a jornalista tenta arrancar o fim da frase: "O José Socrates é....? É o quê...?". E é neste momento que eu me ponho de joelhos e grito "Diz, POR FAVOR!!!".

Mas não. A criança concluiu com um "...é o primeiro-ministro!". Imaginem a desilusão...Tudo o que poderia ser dito e feito naquele instante...e desvaneceu-se...Triste...

Enfim, para o ano há mais....

P.S.: Depois de um irritante interregno, é com regozijo que anuncio que voltarei a postar regularmente neste estaminé. Yep, estou de volta! (Não sei se será bom ou nem por isso...)