segunda-feira, fevereiro 28, 2005

FairPlay...ou simples mariquice?

É o que nos podemos interrogar sobre o caso de Giacomazzi, jogador do Lecce, que, no jogo desta jornada da Serie A (campeonato principal de futebol em Itália). O uruguaio caiu na área do Messina. O árbitro assinalou grande penalidade, mas o jogador, sincero, disse que não tinha sido tocado, não havendo motivo para a marcação do castigo máximo. O juiz agradeceu, anulou a decisão e mostrou um amarelo a Giacomazzi por simulação. (O Lecce ganhou por 4-1)
Há que ver uns certos aspectos:
1- Giocomazzi deve-se sentir bastante bem com a vida, ao ponto de se dar ao luxo de desperdiçar um golinho quase feito (estavam a golear, e daí?)
2- É preciso questionar se Giacomazzi não será um pouco larilas, do tipo "ó senhor árbitro, eu atirei-me para o chão faz agora um minuto mas foi a fingir! Não marque penalti, tá?? Tadinhos, tenho pena deles".
3- O árbitro também foi aquilo a que podemos considerar de "um cabrão nojento". Então o gajo vai, humilde, dizer que não é nada, contribuir para o jogo limpo, e o homem vai e dá-lhe um amarelo? Tou mesmo a imaginar..."Ah, foste completamente honesto e assumiste a tua sacanisse? Ora toma lá morangos!"...Isto só ganha sentido se o árbitro estiver a castigar a mariquice do uruguaio.
4- Gostava de ver se Giacomazzi teria a mesma presença de espírito se estivesse empatado, ou mesmo a perder! Aproveitava-se logo, o sacana!
Diria o jogador que supostamente fez a falta "Mas ó senhor Giacomazzi, você que foi tão correcto e tal contra o Messina, eu agora estava a um metro de si e não lhe toquei..." ao que o agora machão jogador respondia "Pó caralho! Quero é ganhar!".

Realmente, analisando isto mais ao pormenor, já não parece tanto um gesto amigável de fair-play...
(Notícia dada-a-conhecer-ao-mentor-disto por Janeca)