segunda-feira, agosto 15, 2005

Stairway to hell

Receio ter descoberto há pouco tempo um dos mais intrigantes mistérios no mundo da música (mais particularmente, do Rock) de sempre. Falo-vos do curioso que é o caso da música "Stairway To Heaven" da autoria dos Led Zeppelin.
Se não conhecem, sugiro que a "partilhem" no vosso pc (ou, por outras palavras, saquem à bruta do eMule ou Kazaa) e ouçam, porque é uma das grandes músicas de sempre. A música fala-nos de uma mulher que procura o sentido da vida e encontra metáforas relacionadas com algumas ocorrências.
Mas o mais bizarro ocorre quando decidimos inverter a música, de trás para a frente. Aqui é possível distinguir algumas frases de suposta "adoração satânica", como "My sad, sad Satan", "Satan will give you the 666" ou "whose power is Satan". Cool, heh?

a) Verdade ou Mentira?
Eu estava algo céptico quando me falaram disto, mas depois de ouvir umas quantas vezes aqui, reconheço que se ouve bastante bem. Tentei por um programa meu, e o resultado é idêntico.

b) Propositado ou Coincidência?
Mais uma vez, à primeira não acreditei que tal fosse pensado pelos membros da banda, mas depois de algumas pesquisas e audições, conclui que não é bem assim...
Aparentemente, a letra da música com sentido normal diz-nos por vezes que "As aparências iludem" e "palavras têm dois sentidos", o que favorece a teoria que é feito de propósito. Também, se analisarmos as duas letras, verificamos que as duas se complementam. Na letra da música invertida, é mencionado uma divisão de uma casa onde é dito que "Satan made us suffer". Ora isto remete-nos para a vida do guitarrista, Jimmy Page, que tinha herdado uma casa que fora de um bruxo, nos arredores de Loch Ness. É dito que essa casa possuia características óptimas para magia negra, por ter um oratório voltado para um sítio específico. Oratório esse, é a divisão mencionada. Também é defendida a teoria que isto é propositado na medida em que se inverter o sentido de "Stairway to heaven" (Escadaria para o céu), temos algo como Stairway to Hell (escadaria para o inferno). Invertendo a letra, também se inverte o seu significado.

c) Mensagem Satânica?
Pessoalmente, acho que não. Os Led Zeppelin não são conhecidos como uma banda de influências religiosas, e acho que pelas teorias apresentadas, nada o justifica.