domingo, dezembro 12, 2004

Vem ai o natal, e tudo o que traz de bom e mau.

É verdade! Vem aí a época natalícia e com ela vêm as árvores luminosas, as ruas artilhadas, a boa disposição das pessoas, as mega-promoções que todos adoram...ai como é bom o Natal...!

Mas infelizmente, o Natal não se trata só de coisas bonitas, como passear, ir ás compras, ou acariciar a barba farfalhuda do pai natal=D. Quem não acaricia a barba do pai natal...?

...Não?
...Mas eu faço isso....

Ok, mas como estava eu a dizer, o Natal, como tudo, tem o seu lado bom e mau.
A sociedade portuguesa alberga já há um par de anos um dos piores flagelos trazidos pelo Natal.
A essa catástrofe sucessiva chamamos carinhosamente de "O Natal dos Hospitais".

Para o cidadão que vê aquilo pela primeira vez no seu aparelho televisivo, acha que sim senhor, a televisão está a chegar a bom caminho, que finalmente aquilo é uma bela iniciativa, a de trazer o natal ás pessoas que o vão passar no Hospital.
Só que tudo o que é demais, começa a enervar.

Lembro-me de certos Natais dos Hospitais de 2003:
A rtp faz um, com o Jorge Gabriel, o Malato etc etc
A sic acha boa ideia, e faz outro, desta vez com as estrelas da estação de Carnaxide, tipo Fátima Lopes e a malta do Sic 10 Horas.
A tvi para não perder o comboio, faz outro, sempre num hospital diferente, desta vez com as não menos carismáticas figuras tipo Goucha, o Moniz, etc.
Sempre acompanhados por um leque dos melhores artistas portugueses, como o são Emanuel, Clemente, os Gnr, entre outros. Claro que nada disto faria sentido se Quim Barreiros lá não fosse dar um ar da sua graça, e logo nas 3 emissões.
Se este tipo de programa ficasse por aqui, pronto, tinhamos que aguentar com ele por 3 vezes, mas percebia-se.
O que acontece é que uma semana depois a RTP lembra-se "Olha, não sabemos o que por a dar na emissão, bora fazer outro <>". E sempre num hospital diferente, mas com o mesmo leque de apresentadores, e praticamente os mesmos artistas e mesmas cançoes...
É claro que a Sic e a Tvi foram atrás, para não perder a audiência e o Share que as emissões de 7 horas do Natal dos Hospitais proporcionam. Sempre com o mesmo staff.
Mas de maneira especial, debrucemo-nos sobre o segundo capitulo do NDH na tví...o que eu achei engraçado, foi este acontecer EXACTAMENTE NO MESMO HOSPITAL QUE O PRIMEIRO DA RTP!
E passado uma semana ou assim, lá tava a rtp outra vez com outro natal dos hospitais.
E o mais incrível, depois do dia 25 de dezembro, que é, que eu me lembre, o dia de Natal, a RTP fez ainda outro natal dos hospitais!
Felizmente para a camada jovem (ou não, dependendo dos casos) os NDH passavam ao Domingo, em que eu, na minha experiencia comum de fim-de-semana, não costumo passar o serão a ver tv, quanto muito, fico a ver uns dvd's.
E para sorte da mesma camada, os outros passavam em dias de semana.
...Mas eu um dia estive doente, e tive que aturar 7 horas de Natal dos Hospitais...

E para aquele que a experiencia é semelhante, ou que mesmo apeteça estrangular o inventor do conceito "Natal" e "Hospitais" conjugados, deixa aqui o teu comentário, pequenito(a). Para que todos nos possamos descontrair, e quem sabe mais tarde, queimar a televisão com a décima-sétima emissão de "O Natal dos Hospitais - Reloaded".