domingo, fevereiro 06, 2005

TVI - O verdadeiro flagelo, parte I

O humor português é, nestes dias, algo de muito deprimente e mau. Salvo raras excepções verdadeiramente hilariantes (Gato Fedorento, Perfeito Anormal etc), encontramos verdadeiros exemplos de COMO NÃO SE LEVA ALGUÉM AO RISO! Vou-me apenas concentrar numa determinada secção do fraco humor português, aquele que é transmitido num canal de sigla TVI . Ora a TVI apresenta-nos um leque de programas humorísticos do melhor: começamos por volta das 3 da tarde com o magnífico BORA LÁ MARINA, que se o tivesse que classificar, identificaria como humor labrego, bruto e atrasado. Anedotas que consistem basicamente em berros, cujo significado é indecifrável. Tudo com artistas de renome! Mais para a noitinha, na hora de televisão da petizada, temos os melhores do pack, OS BATANETES e O PRÉDIO DO VASCO. O primeiro aposta nas aventuras de uma família cujo apelido é Batanete (que pelo que sei, existe mesmo uma familia portuguesa com tal apelido, que até propôs ao Moniz mudar o nome do programa para Os Monizes, visto que essa tal família é ridicularizada constantemente, e o mais petiz já teve que mudar 3 vezes de escola. Com um nome destes, estranho será que NÃO gozem) e seus amigos. Apostam num conjunto de anedotas insípidas, com personagens irritantes e otárias(sendo também a fórmula utilizada pelo Prédio do Vasco). Há que dizer que as anedotas têm um nível inferior às dos Malucos Do Riso. Devo dizer aliás que é bem inferior no seu todo aos Malucos do Riso, passando por anedotas, actores, personagens e situações (nos Malucos do Riso, aquelas caras imbecis que cada personagem faz quando a piada é atirada sempre faz esboçar um sorriso). No Prédio do Vasco, a dinâmica é a mesma, mas com personagens mais peculiares, esboçadas com um certo racismo (Moniz, seu maluco), de onde tiramos:
-2 angolanos que trabalham nas obras;
-um cabeleireiro espanhol gay;
-um sem-abrigo de nome "emplastro" (original...não? Não.)
Mais inquietante ainda é quando passam os créditos, a senhora que faz o voz-off da TVI a anunciar a programação que se segue diz: "Agora que já apreciou o melhor humor português, continue com a TVI com o filme...". Aqui fiquei maluco, tendo apenas recuperando a sanidade mental várias horas depois. Eu juro que ver os Batanetes provoca uma vontade inexplicável de atingir algum daqueles actores, principalmente o miúdo da crista, com um machado ou um taco de ferro, para deixar um golpe bem fundo.
Se ao menos a TVI fizesse isto com a plena noção que isto não tem graça nenhuma...mas não! Não só nos atormentam como também MORREM DE RISO POR AQUILO! Senão vejamos o exemplo da gala da TVI que houve à poucos meses: os actores dOs Batanetes foram representar as suas personagens e TODA A GENTE SE RIA. E quando digo rir, não digo soltar uma gargalhada, digo QUASE TER UM ENFARTE POR TANTO RIR. Ria-se com gosto e ânimo, e é nessa altura que se pode dizer "o nosso país vai mesmo mal".
Enfim, depois destas evidências, resta-me tirar a conclusão que o melhor de humor que passa na TVI são os anúncios do Montepio Geral com Ricardo de Araújo Pereira e as declarações de Francisco Louçã, no Jornal Nacional.