sexta-feira, abril 22, 2005

Se A, logo B.

Muito se tem falado de publicidade neste blog! Publicidade má, péssima, razoável, boa, em marquise moderno de caixilho duplo, etc. E este post não será excepção!
Venho-vos pois falar de um dos melhores slogans do universo publicitário em Portugal, e quem sabe no mundo! Que produto é esse que desperta todas as atenções com o seu brilhante slogan? Pois bem, amigos e amigas, permitam que o Bacalhau Pascoal vos dê um ar da sua graça!
O Bacalhau Pascoal possui um slogan de culto: "É bacalhau, é Pascoal"...Imagino as carradas de filósofos das mais variadas escolas europeias que os xôtores dos B.P.'s tiveram que contratar.
Atirando um olhar mais crítico (ou se quiserem, sacana), constatamos que o slogan não quer dizer nada! Infere apenas numa conclusão extraida com muito esforço, sem que as premissas sustentem a conclusão! Obviamente, não podemos confundir os termos "Bacalhau" com "Pascoal". A partir do dia em que se disser "hoje comi Pascoal à Gomes de Sá", aí sim, o slogan "É bacalhau, é pascoal" tem sentido. Até lá, muito caminho há que percorrer, infelizmente...