quinta-feira, setembro 29, 2005

Office Center

Hoje cheguei a uma magnífica conclusão: o sítio onde se gasta mais dinheiro despropositadamente é o Office Center.
Todos sabem do que falo, certo? O office center, aquela megastore de tudo que é material de escritório e escolar. Aí, podemos encontrar tudo para o papá atarefado no seu escritório, ou para o petiz no trabalho escolar.
Mas, por detrás deste aparente simples negócio, encontra-se um esquema de fazer dinheiro que até ao Bill Gates faz inveja.
Senão vejamos: Alguém que entre no Office Center com a intenção de adquirir, digamos, um lápis 2AB, um afia, uma caneta e uma borracha (material necessário à aula) é garantido que não sai de lá sem antes comprar mais várias dezenas de outros materiais, acabando até por se esquecer da tal borracha e do tal lápis! Porquê? Porque o apelo irresistível de todo o material "útil" e em desconto nos persuade de tal maneira que não é possível explicar.

Vamos a exemplos concretos: Hoje eu fui para o Office Center com o simples e inocente intuito de, imaginem, ver os preços das impressoras. Claro que não podia deixar de sair de lá sem levar uma recarga de papel quadriculado, oito separadores, uma caneta vermelha e um caderno. Quando saí de lá, tive que voltar lá dentro para, imaginem!, ver o preço das impressoras. Claro que nesta última viagem ainda trouxe comigo umas pilhas para o leitor de mp3.

E a culpa, é de quem? A culpa é daqueles cartazes com crianças alegres por regressar à escola que dizem o último desconto da loja, sem deixar de referir, claro, quão útil é aquele material. Entre eles encontrei este fantástico item: a impressora de fotos digitais. E todos sabemos a falta que uma impressora de fotos digitais faz numa sala de aula. É quase tão importante como o piaçaba num WC.