terça-feira, fevereiro 08, 2005

Análise Profissional do Tempo de Antena

Numa deprimente tentativa de ganhar credibilidade, isto apresenta hoje um post que relata algo sobre o que realmente tem interesse, como é o caso das eleições que se aproximam. Aviso que é o post mais sério que possam vir a encontrar (mesmo assim, tem uns toques de castiçada).
Hoje, dia de carnaval, quando em alturas distintas estava a ver televisão (às 11 e 19 horas), deparei-me com o sempre espectacular Tempo de Antena, onde cada partido diz tudo o que quer (note-se no aviso inicial "Qualquer conteúdo é da exclusiva responsabilidade do partido..."). Quando percebi o que ia dar, liguei imediatamente o PC, abri o bloco de notas, e comecei a tirar apontamentos para este canhenho. "Isto vai ser DEVERAS bom!", penso eu, exultando de alegria.
No tempo de antena das 11h, verifico a seguinte actividade politica:
- PS: O sorridente Sócrates faz o seu apelo numa poltrona, ao mesmo tempo que são exibidas imagens do povo junto do líder. Aquele tipo de malta que não se lembra muito bem o que o PS fez quando tinha o país nas mãos;
- PCTP-MRPP: Diferentes pessoas (nenhuma delas minimamente conhecida) propagandeiam o partido, valorizado sempre a classe operária. Tem o aspecto de ser filmado com uma Camcorder amadora, de imagem bastante má.
- Bloco de Esquerda: O melhor do grupo! Francisco Louçã e a sua pandilha acharam por bem um anúncio onde todos os militantes apresentassem os argumentos para convencer o público a votar no BR (argumentos tão brilhantes que chegaram a ser tipo "O coração está do lado esquerdo. Está tudo dito!"), envergando t-shirts com o logo do Bloco sob um fundo laranja, findado em grande pelo líder, xôtor Louçã, com as suas sempre brilhantes teses.

No tempo de antena das 19h, mais longo, o "politicómetro" oscilou da seguinte maneira:
- Começa com um grande anúncio à Nova Democracia! A propaganda do partido recém-formado por Manuel Monteiro é exclusivamente feita por mulheres, donas-de-casa e mães, que apenas defendem a ND porque "tem em conta o papel das donas-de-casa". Razão mais que suficiente.
- Seguiu-se aquele a que eu chamo o grande anúncio de campanha eleitoral, o do PSD! Começa por atacar Sócrates no famigerado debate entre este e Santana, onde ataca o nervosismo e o vocabulário monossilábico de Sócrates em highlights do debate (onde dizia: "As contas então...ah...bem...uh...as contas...ah..." ou "Foi o dr. Durão Barroso que disse, ou melhor não foi, quer dizer, foi...". Mas a campanha não se fica por aqui! Mostra ainda uma série de imagens de Santana acolhendo cidadãos, beijando crianças e abraçando idosos, fazendo passar a sua mensagem. Um bem-haja, Santana.
- Agora, a meus olhos, aquele que é talvez o mais incompreensível de todos, o da CDU. Um ponto forte, sem dúvida, é o de ter uma daquelas tradutoras gestuais no canto do ecrã para os surdos. Ok, o PCP teve algo positivo. Agora o que vem a seguir é arrepiante, senão mesmo perturbante: Um músico com um violino tenta exprimir a situação do país quando governado pelo PS, PSD e CDS. ???????. Mas mesmo uma pessoa achando extremamente credível uma pessoa que toca violino para argumentar qualquer coisa, mais à frente, Cândido Mota apela à "Malta e camaradas", para ir à festa do Avante!, mas não antes de deixar um sorriso na cara de todos os comunas. Finaliza com o camarada Jerónimo de Sousa a apelar aos "camaradas" para votar neste seu partido. Cá eu gostava de ser comunista para descodificar alguns truques de linguagem tão específicos.
- o CDS/PP aposta modestamente (e bem!!) num discurso de Paulo Portas, envergando o sorriso Pepsodent (já tão característico);
- Acaba com o anúncio d' O PARTIDO QUE SÓ VAI LEVAR VOTOS DOS MILITANTES E RESPECTIVOS FAMILIARES, vulgo Partido Humanista, ou PH. Não é nada mais nada menos que militantes a falar para uma câmara de definição ainda pior que a do PCTP-MRPP, e qcom um som que distorce a voz, sendo algo difícil de perceber a mensagem.

E foi isto! Quando acabou, já eu estava a pedir misericórdia (note-se que os últimos a passar incluiam a CDU e o PH), sendo brindada a mensagem "Qualquer conteúdo FOI da exclusiva responsabilidade,..." etc, etc, etc.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Vota PaperCuts NetWorks
Para um mundo melhor!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eu tb ja vi o 2º tpo de antena. gostei mais do anuncio do partido humanitaro =D

10:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olah bonitao..adoro este blog principalmente o dono k e bom como o milho eu adoro dar punzinhos e acho k a sua bunda e muito bella como a moni_cabello@hotmail.com mas atencao o nomi dela e monicabelo mesmo.....eu adoro tambem muito o marcelo fortuna e voce?hehe todu mundo adora
deixe o seu comentario na homepage marcelofortuna.web.pt mas atencao tambem podi mandar um e-mail para guitarfortuna@hotmail.com ou ligar para o numero....discurpa mais num posso revelare um segredu di familia...
beijos na sua boca linda
ass.:o teu professor de moral antonio pereira.

10:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

The Papercuts: um blog de entertenimento e algo mais.
Milhares de doidas perseguem diariamente o mentor deste canhenho. A única coisa que peço é: façam uma fila ordenada e mantenham-se calmas, não desmaiando. Assim, todas terão os seus 5/7 minutos de glória, ao lado do grande mentor.
----------------------------------------------------
Papercuts Networks
http://the-papercuts.blogspot.com

PS: repararam como o autor do dito cujo se dá com taaaanta gente??

11:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home