segunda-feira, novembro 07, 2005

Críticos literários!

Nas aulas de Português, quando somos postos a ler um excerto duma qualquer obra grandiosa (o Booklet do Best Of de José Cid ainda não se encontra nesta lista, com muita pena minha) não há frase que esteja lá escrita que mereça ser lida trezentas e tal vezes! Tudo porque o xôtor encontra um recurso estilístico numa palavra, uma referência ao romantismo noutra, etc. etc. Nem que a frase a analisar seja "Comi Amêijoas à Bulhão Pato na tasca do Manolo", desde que tenha sido por um escritor de renome, é logo revestida de hipérboles, metáforas e tudo o que não interessa ao pequenote que está ali a aprender. O que eu acho giro é eu tenho a teoria que nem os próprios autores têm consciência daquelas figuras de estilo que estão para ali a escrever, porque não é suposto serem analisadas como tal! Eles limitam-se a escolher uma ou outra palavra mais catita que até resulta bem. Isto leva a situações como a seguinte, num hipotético diálogo entre um escritor de renome e um crítico literário.

[Crítico]: Eh, pá! Gostei imenso do seu novo livro, principalmente daquela figura de estilo mais arrojada do início do terceiro capítulo!
[Escritor]: Obrigado, mas...que figura de estilo? Não estou a ver...
[Crítico]: Aquela, da frase "Então fui à tabacaria, comprar a FHM." Brilhante! Nunca vi uma referência naturalista como aquela!
[Escritor]: Mas...com franqueza...nunca foi a minha intenç...quer dizer...não vejo conex....Olhe que isto já são horas de jantar! ADEUS! [Vai-se embora com passo apressado e visivelmente perturbado].

Quem está comigo?!

2 Comments:

Blogger AlémTejo100Lei said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

4:12 da tarde  
Blogger AlémTejo100Lei said...

Ocorreu-me exactamente a mesma coisa quando li Os Lusíadas com o grande "stor" toMATOSo, nos Salesianos

4:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home